3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Procon Maceió divulga pesquisa de material escolar e orienta sobre listas das escolas

Foram pesquisados 37 produtos à venda em seis papelarias da capital; órgão de defesa do consumidor também alerta sobre itens que as escolas não podem pedir aos pais

Procon Maceió divulga pesquisa de material escolar e orienta sobre listas das escolas
Procon realiza pesquisa de preços de materiais escolares. Foto: Ascom Procon Maceió
Para auxiliar os consumidores nas compras de material escolar par o ano letivo de 2024, o Procon Maceió realizou uma pesquisa de preços de 37 itens constantes das listas elaboradas pelas escolas da capital. O levantamento foi feito em seis papelarias na última semana de 2023 e na primeira de 2024.

Entre os materiais mais procurados pelos consumidores e que tiveram um aumento considerável de preço, em relação ao ano passado, estão as canetas esferográficas (preta, azul ou vermelha), cadernos 12 matérias e lápis de cor 12 cores, que variam de 42,12% a 78,69% a depender do produto.

Confira a pesquisa.

Já em comparação aos preços, as caixas de lápis de cores de 12 cores, por exemplo, têm custo de R$4,60 e podem chegar até R$ 45,55, com variação de mais de 890,21% de diferença a depender da marca do produto.

Para quem deseja economizar e evitar gastos excessivos, o Procon ressalta algumas dicas, como explica a diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley.

“Para economizar ainda mais e evitar gastos excessivos que possam afetar sua renda mensal, indicamos também a compra com outros pais, em grupo, sempre negociando descontos na loja escolhida. Ainda, vale a pena o consumidor verificar se já tem em casa material que pode continuar sendo utilizando, devendo pesquisar o preço dos demais antes de ir compras“, frisou.

Além disso, de acordo com a diretora executiva do Procon Maceió, só podem ser solicitados os materiais de uso individual e não os que são de uso coletivo, cabendo ainda atentar às quantidades solicitadas.

 Confira as listas.

Em caso de dúvidas em relação aos direitos, ou para realizar denúncia, os consumidores podem entrar em contato através dos canais de atendimento através do ProconZap (82) 98882-8326 ou 0800 082 4567.