11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Projeto Dentista na Comunidade leva atendimento ao Reginaldo, no Poço

Ações seguem na comunidade até o dia 8 de julho

Projeto Dentista na Comunidade leva atendimento ao Reginaldo, no Poço
População passou por triagem durante atendimentos. Foto: Victor Vercant/SMS
A tarde desta quinta-feira (30) foi marcada pelo início dos atendimentos do projeto Dentista na Comunidade, na escola Maria José Carrascosa, localizada no Reginaldo, bairro Poço. A iniciativa tem o objetivo de levar atendimento odontológico para comunidades em situação de vulnerabilidade.
A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Maceió.Essa foi só a primeira localidade percorrida pelo projeto, que fica no Reginaldo até o dia 8 de julho, ofertando para a população serviços como extração dentária, restauração, raspagem de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, escovação, tratamento atraumático, exame para detectar câncer de boca, atividades educativas para a para população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde, caso necessário.O local também conta com uma equipe do Cadastro Único (CadÚnico) para dúvidas e encaminhamentos para as pessoas que necessitem fazer um novo cadastro ou atualizar o antigo.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, ressalta que essa parceria vai aproximar os serviços de saúde e de assistência da população que mais precisa.

“O Dentista na Comunidade é o início de um grande projeto para a população, que vai beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade em relação à sua saúde bucal, a qual o acesso é muitas vezes difícil nas comunidades, então vamos chegar cada vez mais perto das pessoas e levar assistência de qualidade”, afirma.

Profissionais fizeram atividades educativas com os usuários. Foto: Victor Vercant/SMS
Profissionais fizeram atividades educativas com os usuários. Foto: Victor Vercant/SMS

Já o secretário de Assistência Social, Clayldson Moura, afirma que é uma alegria poder sair dos gabinetes e ir até às pessoas que mais precisam.

“Esse é o papel da assistência social e da saúde, é isso que estamos nos propondo a fazer. Aqui no Reginaldo é só a primeira comunidade de todas, não vai parar aqui o trabalho, vamos percorrer todas as grotas, favelas, comunidades e levar assistência a todas essas pessoas”, destaca.

Clayldson Moura, secretário de Assistência Social, revela que projeto vai percorrer diversas comunidades. Foto: Victor Vercant/SMS

Os atendimentos no Vale do Reginaldo ocorrem até o dia 8 de julho e são abertos ao público da região. Quem quiser ser atendido deve comparecer ao ginásio da escola Maria José Carrascosa portando um documento com foto para que seja feito seu cadastro para atendimento.

Aprovação da população 

Edna Maria é moradora do Reginaldo e foi até o local fazer uma avaliação odontológica. “Já passei pela triagem e peguei um encaminhamento para fazer restauração e extração do dente. Gostei muito desse atendimento aqui perto de casa e já posso fazer meu tratamento”, comemora.

A Gerente de Saúde Bucal de Maceió, Ducy Lily Farias, fala sobre o funcionamento do serviço.

“Aqui, na quadra da escola, vamos fazer toda a parte educativa e preventiva, aplicação de flúor e avaliação do que cada usuário precisa. Logo após, eles serão encaminhados para o atendimento na estrutura de nossa Unidade Móvel, onde será feita a avaliação clínica. Caso seja necessário um atendimento mais complexo e demorado, essas pessoas serão encaminhadas para a Unidade de Saúde, onde farão esse acompanhamento”..

Cronograma do projeto Dentista na Comunidade

Dia 1º de julho e de 4 a 8 de julho, das 9h às 17h, no Reginaldo, na Escola Maria José Carrascosa, Poço.

11 a 15 de julho- Residencial Parque da Lagoa –  Vergel do Lago- das 9h às 17h

18 a 22 de Julho– Parque dos Caetés e região – Benedito Bentes- das 9h às 17h