As escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes brilharam durante a Mostra Científica de Inovação ,Tecnologia e Engenharia (Mocite), realizada em Arapiraca de 20 a 22 de setembro. A Rede Sesi de Educação Básica participou com 12 projetos, envolvendo 33 alunos e seis professores.
Ao final, conquistou três primeiros lugares, dois segundos, um terceiro e um quarto, além do credenciamento para eventos de iniciação científica no Brasil e em outros países. Na categoria “Engenharia”, os quatro primeiros colocados foram da Rede Sesi.
Em sua sexta edição, a Mostra é organizada por professores, funcionários e alunos da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, com apoio da Associação Brasileira de incentivo a Tecnologia e Ciência (Abritec). Ela surgiu com o propósito de incentivar jovens a desenvolverem pesquisas cientificas com o intuito de gerar conhecimento. Podem participar professores e alunos das redes públicas municipal, estadual, federal e escolas privadas.
A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy, fala sobre a importância de promover a iniciação cientifica desde a educação básica, como faz o Sesi. “A gente forma cidadãos que desenvolvem o pensamento critico, são protagonistas na transformação da comunidade ao seu redor e que podem direcionar o conhecimento adquirido para áreas promissoras na vida profissional”, ressaltou.
Os dois projetos da escola Sesi Cambona conquistaram os primeiros lugares em suas respectivas categorias. O trabalho “Reutilização de câmara de ar de pneus para o auxílio na escrita de autistas” venceu na categoria “Ciências Sociais” e se credenciou para Congresso Científico Internacional no Paraguai (2023) e a Femig-MG. O projeto “Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo” venceu na categoria “Ciências Agrárias” e, além de troféu e medalha, a equipe se credenciou para Congresso Científico Internacional no México (2023) e a Febrace-SP.
A Escola Sesi Senai Benedito Bentes inscreveu dez projetos na Mocipe 2022. O primeiro colocado na categoria “Engenharia” foi o projeto “Raintasc: Tecnologia assistiva sustentável para facilitar a locomoção de cadeirantes na chuva”, credenciando-se para Congresso Científico Internacional no Panamá (2023).
Os alunos do Benedito Bentes trouxeram dois segundos lugares. O projeto Enertlle, na categoria “Ciências Exatas e da Terra”, credenciada para a Expo Milset Brasil (Fortaleza-CE), Fenadante (São Paulo-SP) e Expoceti (São Lourenço da Mata-PE). Na categoria “Engenharia”, o trabalho “Tecnologias Brundtland – Extração de silício a partir de resíduos” ficou em segundo, obtendo credencial para a FCIP (Pontal do Triângulo Mineiro-MG) e Fenecit (Recife-PE).
O “Speed Sensor” foi o terceiro na mesma categoria e obteve credencial para a Fenecit (Recife-PE). A hegemonia da Rede Sesi em Engenharia foi confirmada pelo projeto “AtomicCor”, que ficou na quarta colocação e está credenciado para a Femic Jovem (Mateus Leme-MG) e Expoceti (São Lourenço da Mata-PE). A escola Sesi Senai também participou com os projetos “Fryter”, “Sustentabilidade e inovação: A produção de pisos táteis a partir da reciclagem de pneus”, “Weargreen”, “InclusApp” e “Mobilidade Inclusiva”.