A redução do número de homicídios no Estado de Alagoas, no primeiro quadrimestre de 2015, foi comemorada pelo deputado Pastor João Luiz (DEM). Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 6, o parlamentar parabenizou o governo do Estado e a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) pelas ações que vêm desenvolvendo no combate à criminalidade. De acordo com João Luiz, em quatro meses de gestão o Executivo conseguiu reduzir em 176 o número de assassinatos em Alagoas, comparado com o mesmo período do ano passado.
Para o deputado, as medidas adotadas já são visíveis e a sociedade começa a recuperar a confiança no aparelho de segurança pública estadual.
“Vejo com alegria as ações realizadas. Em quatro meses 176 vidas foram salvas”, declarou o democrata, acrescentando que, se o governo conseguir manter as ações durante o ano, Maceió perderá o posto de cidade mais violenta do País.
João Luiz destacou a ocupação do complexo Benedito Bentes, na parte alta da cidade, que resultou na apreensão de armas, celulares, munições e coletes à prova de balas pertencentes a Polícia Civil que estavam em poder de traficantes. “Hoje vemos a ação da Secretaria de Defesa Social tomando conta do Benedito Bentes, colocando lá todo o aparato policial, por quantos dias forem necessário”, avalia o parlamentar, destacando ainda o desmanche de um laboratório de crack. “O governador Renan Filho, a Secretaria de Defesa Social e as cúpulas das polícias Civil e Militar e da Força Nacional começam a mostrar um bom trabalho. A sociedade quer ver a polícia na rua”, elogiou João Luiz.
Redução comemorada
No início de abril, o governador Renan Filho já tinha usado suas página do Facebook para destacar a conquista do primeiro trimestre do seu mandato. Os dados apresentados pelo chefe do Executivo foram compilados pela Polícia Militar de Alagoas e apontaram o Estado com redução de 15,89% nos crimes, um dos mais significativos de toda região Nordeste.
Em Maceió, apontada nos últimos anos como uma das capitais mais violentas do mundo, a redução foi ainda maior, da ordem de 31,28% segundo os dados oficiais.
Com os pés no chão, o governador foi discreto na comemoração. “Este é um momento histórico. Não há registros de reduções a esse nível no Estado. Mas falando bem sinceramente, não temos o que comemorar ainda. A única coisa que isso demonstra é que estamos no caminho certo e que trabalhando sério, a gente chega lá”, destaca Renan Filho.
O número de homicídios foi reduzido, onde?