O governador em exercício, Ronaldo Lessa, marcou presença no lançamento do Plano Brasil Sem Fome na tarde desta quinta-feira (31), em Teresina no Piauí.
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou o decreto de criação da iniciativa que têm como principais objetivos tirar o país do Mapa da Fome até 2030. Alagoas, inclusive, tem iniciativas que subsidiaram a construção do novo programa, como o Cartão Cria, os Restaurantes Populares e a aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Representando o governador Paulo Dantas, que está em viagem para China, Ronaldo esteve ao lado de outros governadores do Nordeste e ministros, entre eles, Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. Na apresentação do Brasil Sem Fome foi destacado que o programa interministerial também vai reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.
Em discurso, o presidente Lula reafirmou o compromisso pela reconstrução do país por meio de iniciativas sociais. “O Brasil sem fome é isso: não é só comida, é dar qualidade de vida para o povo. Quero que todas as famílias pobres possam estudar, aprender uma profissão, trabalhar, ter renda e ter o que comer em suas mesas. Vamos reconstruir esse país e dar dignidade às pessoas”, frisou o presidente.
Ronaldo explicou o papel que Alagoas tem cumprido na luta contra a fome, a desigualdade social e no estímulo ao cooperativismo, em especial, aos trabalhadores da agricultura familiar.
“Esse programa é o que o país precisa. O Brasil tem grandes riquezas, portanto, não tem sentido nós vivermos com essa grande quantidade de pessoas passando fome. É preciso enfrentar de frente esse problema social. Juntos, com Paulo Dantas, eu e todos de Alagoas iremos abraçar esse programa e melhorar a vida de nossa gente”, afirmou o governador em exercício, destacando diversas iniciativas alagoanas que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social.
Aquisição de alimentos
Segundo o governo federal, o Brasil Sem Fome possui 80 programas que serão executados por 24 ministérios. “Temos 33% milhões de brasileiros passando fome. Mas com o Plano Brasil Sem Fome vamos garantir a aquisição de alimentos na mesa das famílias e a transferência de renda. Em viagem pelos estados do Brasil, juntos com governadores e governadoras, vamos ter um plano específico para cada estado e cidade. Juntos de forma integrada, vamos novamente tirar o Brasil do mapa da fome. Ninguém solta a mão de ninguém!”, garantiu o ministro Wellington Dias.