18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Saiba como emitir Guias do IPTU 2022 de Maceió

Contribuintes podem emitir a cota única com desconto de 15% ou a primeira parcela do imposto

Guias do IPTU 2022 podem ser emitidas de forma simples e rápida; saiba como
Ferramenta facilita o pagamento feito pela internet. Foto: Ascom Semec
Emitir a guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 ficou ainda mais fácil. Os contribuintes da Prefeitura de Maceió agora podem emitir o boleto do IPTU deste ano pela ferramenta “Emissão Facilitada’’, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) e disponível aqui.
Além de gerar a guia de forma mais rápida, a ferramenta também permite copiar o código de barras do boleto, facilitando os pagamentos feitos pela internet.O contribuinte deve digitar o número de inscrição do imóvel, selecionar o tipo de pagamento que deseja (cota única com desconto de 15% ou parcelado) e gerar o documento. Feito isso serão disponibilizados a guia de pagamento e o número de código de barras. Tudo de forma bem simples e que pode ser feita com praticidade pelo celular, tablet e computador.

A ferramenta foi desenvolvida para ampliar a acessibilidade dos serviços oferecidos pela secretaria e ajudar na emissão do imposto, que este ano conta com duas cotas únicas, uma no valor de 15%, com vencimento para 31 de março, e outra com desconto de 10%, vencendo no dia 29 de abril. Já o  pagamento parcelado pode ser feito em até 10 vezes, com a primeira parcela vencendo no dia 31 de março.

Os contribuintes ainda podem conferir o demonstrativo financeiro do IPTU de forma detalhada no Portal de Serviços Tributários da Prefeitura de Maceió. Nesta plataforma, é possível ver o histórico tributário do imóvel, os débitos, calcular os juros e multas com uma data pré-estabelecida e emitir várias guias em um único boleto.