1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Seduc abre processo seletivo com 1.500 vagas para agentes educacionais

Inscrições ocorrerão exclusivamente pelo Sistema SIGEPRO até 4 de fevereiro

As Inscrições começam no próximo dia 26. Foto: Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta quinta-feira (11), em caráter excepcional, a abertura de processo seletivo simplificado com 1.500 vagas para contratação por tempo determinado e composição de banco de dados de agentes educacionais em alimentação escolar e manutenção e infraestrutura.

As inscrições ocorrerão exclusivamente pelo Sistema SIGEPRO, por meio do endereço eletrônico www.sigepro.educacao.al.gov.br, no período de 26 de janeiro a 04 de fevereiro.

São 864 vagas para profissionais que atuarão com a alimentação escolar, e 636 para agentes educacionais em manutenção e infraestrutura, visando atender às carências temporárias existentes nas unidades de ensino da rede pública estadual.

O edital completo está disponível para consulta no site da Educação (www.educacao.al.gov.br), pelo link https://acesse.one/TtoPx, e o candidato somente poderá realizar uma única inscrição.

Este é o terceiro PSS aberto pela Seduc para contratação de profissionais temporários. No final de dezembro, foram publicados editais para contratação de professores e profissionais de apoio escolar nas escolas estaduais e unidades de ensino indígenas, com inscrições começando no próximo dia 19.

Atribuições

Dentre as atribuições do agente educacional em alimentação escolar estão o preparo  e distribuição das refeições, recolhimento e higienização de pratos, talheres e panelas usadas para a merenda. Já os agentes em manutenção e infraestrutura atuarão, dentre outras funções, na conservação e zelo dos prédios das unidades, seus móveis, utensílios e ferramentas; fiscalização da entrada e saída de pessoas e veículos; abertura e fechamento de portas e janelas, responsabilizando-se pela entrega das chaves.

Requisitos

Para ambos os cargos, o interessado precisa comprovar idade de 18 anos completos, no momento da contratação, e escolarização mínima de Nível Fundamental completo, comprovado por meio de certificado acompanhado de histórico escolar ou diploma emitido por instituição de ensino reconhecida/autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). A jornada de trabalho será de 30 horas semanais, e a remuneração inicial é de R$ 1.571,83.

 

Etapas

O PSS será realizado em sete etapas: inscrição e envio de documentos, títulos e declarações exigidas em edital; resultado preliminar do certame; interposição de recursos ao resultado preliminar e respectiva análise; resultado preliminar após análise de recursos interpostos; homologação de documentos, títulos e declarações apresentadas; interposição de recursos à homologação de documentos, títulos e declarações apresentadas; e resultado final, previsto para ser divulgado em 27 de março de 2024.