1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Sefaz alerta sobre como identificar fraudes no boleto de pagamento do IPVA 2024

Órgão esclarece os requisitos para identificar a veracidade do documento e possíveis golpes

Boleto do IPVA 2024 já está disponível no site da Secretaria da Fazenda de Alagoas. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) alerta aos contribuintes que a emissão dos boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 é feita exclusivamente pelo site do órgão (sefaz.al.gov.br) ou no portal do imposto (ipvaonline.sefaz.al.gov.br). Qualquer outro link compartilhado pelo Whatsapp é falso.

O órgão orienta que é preciso abrir um Boletim de Ocorrência (BO) e fazer o relato da reclamação na Ouvidoria do órgão em e-ouv.al.gov.br caso o contribuinte tenha caído em um golpe. Lembrando que a quitação não pode ser feita por PIX ou por outros meios.

O pagamento do imposto pode ser efetuado à vista ou em até seis parcelas mensais e sucessivas. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100,00. Ressalta-se que será concedido um desconto de 5% no pagamento integral efetuado até o dia 31 de janeiro de 2024 ou parcelado se for cadastrado na campanha Nota Fiscal Cidadã (nfcidada.sefaz.al.gov.br).

Cada final de placa possui uma data-limite para quitação da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 29 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 28 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 28 de junho.