24 de fevereiro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Segurança Pública conscientiza foliões sobre importância do Disque-denúncia

Equipes do canal de denúncia entregaram panfletos durante desfile de blocos na orla de Maceió

Durante prévias de carnaval em Maceió, SSP conscientiza população sobre a importância do Disque-denúncia. Foto: Ascom SSP/AL

Equipes da Chefia do Disque-denúncia reforçaram as ações preventivas durante as prévias carnavalescas de Maceió. Durante o último fim de semana, integrantes do setor da Secretaria de Estado da Segurança Pública estiveram conscientizando os foliões sobre o importante canal de denúncia da pasta.

De acordo com a chefe do Disque-denúncia, Eliane Araújo, a panfletagem realizada durante os blocos de carnaval foi uma ótima oportunidade para divulgar ainda mais como a população pode colaborar com as forças de segurança no combate ao crime.

“Foram momentos ímpar de transmissão de conhecimento e, claro, para atrair ainda mais o apoio das pessoas contra a criminalidade. Os foliões sabem que podem contar com o canal do 181 não só nesse período de festa, mas durante o ano inteiro, pois estamos trabalhando diariamente para coibir ações delituosas com essa participação efetiva da população”, reforçou ela, lembrando que muitas prisões e apreensões foram realizadas a partir das denúncias recebidas.

Durante a entrega de panfletos informativos, os agentes de segurança também falaram sobre os principais crimes cometidos nesse período durante os festejos de rua. Um deles é o assédio sexual contra mulheres.

“Estivemos conversando com as mulheres e também com os homens sobre a importância de saber o que fazer nesses casos. Para eles, reforçamos a conscientização sobre os limites das ações que podem resultar em autuações criminais. Apresentamos um violentômetro, que vai desde comportamentos que devem receber atenção, quanto de perigo, quando a vida das mulheres já está em risco. Um bate-papo essencial e esperamos ter cada vez mais foliões conscientes”, concluiu Eliane.

O Disque-Denúncia se tornou uma importante ferramenta de informações, que serve como elo entre a Segurança Pública e a população. Para contribuir com o trabalho das forças policiais, os cidadãos podem denunciar diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, roubos ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça. As ligações anônimas e gratuitas podem ser feitas pelo número 181. As informações também podem ser repassadas através do site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br.