15 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai apresenta soluções para aumentar competitividade do setor de Panificação

Empresários demonstram interesse por eficiência energética e manufatura enxuta

Senai apresenta soluções para aumentar competitividade do setor de Panificação | Assessoria

Na sequência de encontros para mostrar soluções destinadas a aumentar a competitividade e a produtividade da Indústria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) recebeu, na quarta-feira (3), empresários filiados ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Massas Alimentícias do Estado de Alagoas (Sindipan/AL).

O segundo evento voltado para o empresariado aconteceu no Senai Poço, em Maceió, e teve a presença do gerente da Unidade Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Francisco Acioli. O primeiro foi realizado em março, com o segmento de Água Mineral, na Escola Sesi Senai Benedito Bentes. Neles, a equipe do Senai explicou a dinâmica e os benefícios da plataforma Produtiva e do novo Brasil + Produtivo.

Jamerson Macena, analista comercial do Senai, destacou como as ações ofertam possibilidades de uma linha de eficiência energética e a manufatura enxuta (Lean Manufacturing), conforme as necessidades das empresas. “Ambas as consultorias são complementadas com a parte de treinamento dos colaboradores. A gente trabalha com a consultoria e também com a qualificação desses colaboradores que vão participar desse processo”, explicou.

O presidente do Sindipan/AL, empresário Alfredo Dacal, lembrou a importância do Sistema Indústria para fortalecimento do setor. Além da defesa de interesses, por meio da Fiea, o Sesi fornece consultorias para adequar os negócios às normas legais e o Senai tem “uma das melhores escolas de formação profissional do Brasil”, entregando os melhores profissionais às empresas. “Essa casa aqui está aberta, exatamente, para os panificadores. O objetivo dessa reunião é trazer o pessoal aqui para mostrar que essa é a nossa casa”, disse.

Senai apresenta soluções para aumentar competitividade do setor de Panificação | Assessoria

Presidente da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea) e membro do Sindipan/AL, o empresário Clodoaldo Nascimento tem uma experiência com o Senai que considera “gratificante” e “exitosa”, com os programas de eficiência energética e o Lean Manufacturing.

Somente com o programa de produção enxuta, ele teve uma economia expressiva nos custos de produção. “Em dois meses na padaria, a consultoria mapeou um processo de produção de pães e a gente conseguiu reduzir (os custos) em R$ 25 mil por ano. Então, foi um caso de sucesso para a nossa padaria, esse olhar dessa consultora do Senai quando apresentou, através de números, essa redução que impactou muito na nossa gestão e na nossa eficiência produtiva”, afirmou ele.

Entre os parceiros do Senai na promoção da produtividade e competitividade industrial, estão a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).