Neste 19 de outubro, Dia Nacional da Inovação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) tem muito a comemorar. Aliando a inovação e o empreendedorismo com parcerias estratégicas, já são mais de 70 novas startups apoiadas e criadas em Alagoas no período de dois anos.
Integrante do Ecossistema de Inovação do estado, o Senai apoia o desenvolvimento da Indústria alagoana por meio de serviços de consultoria, metrologia, soluções digitais e de inovação e empreendedorismo. E para fazer a diferença, conta com o HUB Senai de Inovação e Tecnologia, um espaço que, desde 2021, proporciona aos empreendedores recursos para concretizarem suas ideias, desde a concepção até a validação de protótipos.
É nele que pessoas com ideias inovadoras contam com todo apoio para sonhar e realizar. “O Senai tem estimulado a criação de novos negócios inovadores por acreditarmos que esse movimento impulsiona o desenvolvimento regional, é um mecanismo de geração de emprego e renda e fortalece o ecossistema local de inovação”, ressaltou o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda.
A cultura da inovação em Alagoas tem ainda a seu favor a união de parceiros estratégicos, que se concretiza por meio de editais e programas como o Geração do Hoje – Indústria (GDH-I), com a Fapeal e a Secti; o programa Mocambos, com a Prefeitura de União dos Palmares; o 1º Ciclo de Inovação Aberta, com a Prefeitura de Maceió; o Inova Pilar, com a Prefeitura de Pilar; entre outros.
Uma das startups que tiveram apoio do HUB Senai é a IntacLab, acelerada no âmbito do programa GDH-Indústria, nascida de uma tese de doutorado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela tem como sócios o empreendedor Giclênio Cavalcante da Silva e o professor-orientador Glauber Silva.
O projeto deles, que chamou a atenção de uma instituição de ensino da Europa, é na área de acustofluídica. “A gente trabalha com pequenos volumes de fluidos, em microdispositivos. A gente pode ter diversas aplicações em testes de gravidez, de Covid e alguns outros testes no mercado”, explica.
Em fevereiro deste ano, outra startup genuinamente alagoana, a Nosso Mangue, foi a grande vencedora da premiação Demoday BNDES Garagem, concorrendo com 604 startups de negócios de impacto de todo o Brasil. Na ocasião, a CEO e fundadora Mayris Nascimento explicou que a startup da área de Turismo de Experiência atua também com a resolução de problemas socioambientais do bairro do Pontal da Barra.
“O Nosso Mangue se deu a partir das minhas atividades diante de programas sociais ou ambientais dentro da minha comunidade e um deles foi justamente onde trabalhávamos o protagonismo juvenil e desenvolvimento de líderes comunitários”, concluiu Mayris.
Com o apoio do Senai e dos parceiros, essas empresas são a prova de que a inovação é fundamental para gerar valor, oportunidades e aumentar a competitividade por meio da transformação nas vidas das pessoas.