Seris promove educação profissional para internos

Em 2018 a iniciativa já atendeu 108 reeducandos.
Ascom

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), está investindo em educação profissional para os reeducandos do sistema penitenciário de Maceió. Para a pasta, a educação profissionalizante é um meio de potencializar a reinserção deste grupo na sociedade.

Neste ano, já foram ofertadas diversas capacitações, como corte de cabelo masculino, vendas com ênfase em material elétrico e panificação. As iniciativas já atenderam 108 reeducandos, o que representa 24% do total de assistidos no ano anterior, que ofertou 445 vagas, em 58 cursos.

Além das capacitações periódicas, os serviços nas oficinas da Fábrica de Esperança ganham visibilidade e reconhecimento. Hoje, 102 internos estão empregados nas oficinas de Serigrafia, Corte e Costura, Capinagem, Horta, Saneantes, Marcenaria e Floricultura. Tudo no complexo penitenciário.

Ascom

Para Genizete Tavares, agente penitenciária e supervisora de edução, a oportunidade é uma mudança de vida “Quando ofertamos cursos novos é uma alegria. Os alunos vão para sala de aula com brilho nos olhos. É muito gratificante para nós quando encontramos egressos atuando aqui fora com base na vivência dos cursos”, comenta Genizete.

A supervisora destaca a importância da atuação dos agentes penitenciários neste processo “O sistema prisional passa por uma grande evolução e isso tem aumentado o número de pessoas interessadas em ofertar oportunidades no cárcere. Esse fator passa pela atuação dos agentes penitenciários, na forma da Seris fazer a gestão prisional”, completa.

Até 2019, somente pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), serão ofertados 13 cursos, com 260 vagas para os custodiados do regime fechado.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS