15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Justiça

TRE/AL participa de Simulado Nacional de Hardware de urnas eletrônicas

No total, 130 urnas eletrônicas eletrônicas foram testadas, todas do modelo 2020, que serão utilizadas pela primeira vez em outubro.

Nesta quinta-feira (04), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participou do Simulado Nacional de Hardware de Urnas Eletrônicas, atividade que faz parte do calendário de atos preparatórios para as eleições deste ano. No total, 130 urnas eletrônicas foram testadas, todas do modelo 2020, que serão utilizadas pela primeira vez em outubro.

O simulado de hardware – que ocorreu entre 8h e 17h, no Galpão de Urnas do TRE/AL – objetiva identificar falhas persistentes, inclusive aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo de uma eleição oficial.

Sua execução se baseia na seleção de urnas operacionais, preparação (inseminação da carga) e votação, simulando um dia de eleição. Dessa forma, do ponto de vista de hardware, é possível reproduzir todo o caminho percorrido por uma urna até a conclusão do processo de votação.
Para o alcance do melhor resultado, o Simulado ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país.