Trump anuncia que EUA vão governar a Venezuela até uma “transição apropriada”

Presidente americano afirma que tropas permanecerão no país, comanda um comitê com Marco Rubio e Pete Heghset, e prevê entrada de empresas petrolíferas dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado, 3 de janeiro, que seu país assumirá o governo da Venezuela após a captura do presidente Nicolás Maduro.

Em pronunciamento, Trump afirmou que as tropas americanas permanecerão no território venezuelano até que uma “transição adequada” seja estabelecida. “Vamos governar o país até que uma transição apropriada possa ocorrer”, declarou, classificando Maduro como um ditador.

Trump não detalhou o prazo da intervenção, mas disse que “gostaria que fosse rápida”, reconhecendo que “vai levar tempo”. Um comitê para administrar o país será formado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo secretário de Defesa, Pete Heghset.

Segundo Trump, Rubio já teria mantido uma “longa conversa” com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez – que está na Rússia –, a qual teria se comprometido a “fazer tudo o que os EUA precisassem”.

O presidente americano também abordou a exploração dos recursos petrolíferos do país. Ele afirmou que as maiores companhias de petróleo dos Estados Unidos serão levadas à Venezuela para “consertar a infraestrutura” e começar a “fazer dinheiro para o país”, em um investimento bilionário.

“Elas vão entrar, gastarão bilhões de dólares (…) e começarão a fazer dinheiro para o país”, disse, garantindo que as empresas “serão reembolsadas” pelo trabalho.

Sobre a operação militar, Trump avaliou que o “primeiro ataque foi muito bem sucedido” e que provavelmente não será necessária uma segunda onda de ataques. No entanto, emitiu um aviso às demais autoridades venezuelanas:

“Todas as figuras políticas e militares da Venezuela precisam entender que o que aconteceu com Maduro pode acontecer com eles e vai acontecer com eles se eles não forem justos com o seu povo”. O pronunciamento foi realizado em sua mansão em Mar-a-Lago, com a presença de Rubio, Heghset e do General Dan Caine, Chefe do Estado-Maior Conjunto.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS