29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Vídeos: Santana e Poço das Trincheiras são castigadas novamente por enchentes

Moradores dos dois municípios sertanejos registraram nesta madrugada o impacto das fortes chuvas

Na noite deste domingo (29), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico.

O informe era de que as chuvas sobre a região da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema poderiam elevar o nível do rio, impactando os municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e localidades próximas.

E foi o que aconteceu.

Já em situação de emergência desde a semana passada, Santana do Ipanema sofreu novamente com chuvas e a força da água no Rio Ipanema e no Riacho Camoxinga, que desalojaram famílias também em Poço das Trincheiras.

De acordo com o aviso da Sala de Alerta, informações da Plataforma de Coleta de Dados da Semarh, situada no município de Santana do Ipanema, demonstram que o nível do Rio Ipanema atingiu a cota de 364,4 cm às 22h00 deste domingo e encontra-se 81 cm abaixo da cota de Inundação, que é de 445 cm.

Nas redes sociais, moradores dos dois municípios do Sertão de Alagoas registraram diversos momentos desta madrugada e mostram a crescente do volume d’água na região.

Dezenas de famílias já se encontram ilhadas em suas próprias casas. Muitas delas  foram resgatadas de suas residências, com auxílio do Corpo de Bombeiros Militar e foram encaminhadas para pontos de refúgios.