24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária de Maceió realiza apreensões no bairro Levada

Durante fiscalização, foram apreendidos amendoim impróprio para consumo e álcool líquido 70%

Vigilância Sanitária de Maceió realiza apreensões no bairro Levada
Alimento com suspeita de contaminação por fezes e urina de roedores. Foto: Vigilância Sanitária Municipal
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta quinta-feira (2), no bairro Levada, em feiras livres e supermercados, 15 kg de amendoim cozido impróprio para o consumo e 30 litros de álcool líquido 70%.

O amendoim estava com suspeita de contaminação por fezes e urina de roedores. Já o álcool líquido 70% é proibido sua comercialização, conforme determinação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 766/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido aos riscos maiores de acidentes com queimaduras pelo produto.

Segundo Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária Municipal, os estabelecimentos continuam autorizados a comercializar o produto na apresentação em gel. “A comercialização de álcool etílico na concentração de 70%, em líquido, devidamente regularizado na Anvisa, só é permitida para estabelecimentos de saúde e havia sido liberada devido à pandemia de Covid-19″, explicou.

Produto deve ser comercializado em gel. Foto: Vigilância Sanitária Municipal
Produto deve ser comercializado em gel. Foto: Vigilância Sanitária Municipal

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.