24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Live Renasce Salgadinho: O que esperar do projeto que promete vida nova ao riacho que virou esgoto

 

Na pauta desta quinta-feira (18), na live do instagram @Éassimnotícias , o blog Por Elas volta a falar sobre o Riacho Salgadinho – que ao longo dos últimos 40 anos tornou-se famoso como o maior e mais evidente esgoto a céu aberto de Maceió.

Já falamos sobre isso, em outras ocasiões, sempre com o propósito de não deixar que essa pauta perca seu lugar de destaque nas discussões políticas e socioambientais necessárias e fundamentais ao bem-estar social. Afinal, não podemos deixar que caia no lugar comum das coisas que não têm jeito, aquele cenário degradante, que passa por vários bairros da capital alagoana, arrastando todo tipo de lixo e dejetos descartados ao longo do seu leito, até desaguar no mar; na Praia da Avenida, região central da cidade.

Projeto está com obras em andamento – Foto: Júnior Bertoldo /Secom Maceió

Já utilizamos muito o termo desesperança para definir a apatia com que esse assunto tem sido tratado nos últimos anos. Mas vamos mudar a fala e tgentar usar mais o verbo ‘esperançar’ – no sentido de animar, estimular – para falar sobre o projeto Renasce Salgadinho, lançado em dezembro passado, pela Prefeitura de Maceió, e já em andamento – em seus primeiros passos. Margeando o riacho/esgoto, em vários pontos, como o Reginaldo, bem como na Praia da Avenida em direção ao Emissário Submarino, já se percebem intervenções que indicam o avanço do projeto

O que podemos esperar dessa ação? Até que ponto é possível dar vida nova ao Riacho que virou esgoto? É mesmo pra valer?

Quem vai responder é o coordenador da Unidade Gestora do Programa Maceió tem Pressa, Marcelo Maia, que vai estar conosco a partir das 20h, no instagram do Eassim, numa entrevista ao vivo com a jornalista Fátima Almeida. Também teremos a participação ao vivo, do gerente Socioambiental do programa, Patrick Leite.

E você, vai participar conosco? É só ficar ligado no nosso instagram e entrar, quando a live começar. Você pode interagir com perguntas escritas, esclarecer dúvidas ou simplesmente comentar o tema.