24 de fevereiro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal promove coleta externa de sangue no Corpo de Bombeiros de Arapiraca nesta quinta

Candidatos não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos

Ação itinerante visa facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue

O Corpo de Bombeiros, situado no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca, recebe nesta quinta-feira (18), das 8h às 16h, a equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A ação visa facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue e, consequentemente, manter estabilizado o estoque para atender a demanda das maternidades e hospitais.

Conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e de 16 a 69 anos de idade. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.