25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

1º dia em AL: Mais de 500 trabalhadores da Saúde recebem dose da vacina contra a Covid-19

Grupo prioritário na vacinação contra o coronavírus, profissionais tiveram dia dedicado à prevenção da doença, que já infectou 6.565 deles em Alagoas

Marta Antônia de Lima foi a primeira profissional de saúde de Alagoas a receber a vacina Coronavac. Foto: Márcio Ferreira

Após dez meses cuidando de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, 561 profissionais de saúde alagoanos receberam, nesta terça-feira (19), a primeira dose da vacina Coronavac.

Integrantes do grupo prioritário para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, esses profissionais tiveram um dia dedicado à prevenção contra a doença, que já infectou 6.565 deles, conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A imunização só estará completa quando a segunda dose da vacina for administrada, em até 21 dias após a primeira. Mas já terem tomado a primeira dose os deixa esperançosos de que estarão imunizados para cuidar dos pacientes sem o medo de contrair a Covid-19, além de verem o número de internações hospitalares retroceder, uma vez que o pico da pandemia causou estresse e sobrecarga nos trabalhadores da saúde.

O primeiro semblante de alívio foi registrado já nas primeiras horas da manhã de hoje, quando a assistente social do Hospital da Mulher (HM) Marta Antônia de Lima, de 50 anos, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac.

Após quase 11 meses atuando na linha de frente de enfrentamento à pandemia, a servidora da Sesau era a representação da emoção e alívio que todos os alagoanos começaram a sentir com a chegada das primeiras 87.760 doses do imunizante, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, onde será produzido no Brasil, e distribuído pelo Ministério da Saúde (MS).

“Gratidão e esperança são as minhas únicas palavras para este momento histórico. A verdade é que estamos tendo a oportunidade de ter dias melhores daqui para frente. É como se rodasse um filme em câmera lenta na minha cabeça agora. Da felicidade de eu ter passado no concurso público até os dias de hoje, meu olhar sempre foi o de equipe, pois, a meu ver, ninguém consegue chegar a lugar algum sozinho. Sou feliz e realizada com meu ofício”. Marta Antônia, que está entre os 203 primeiros servidores do Hospital da Mulher a receberem a primeira dose da Coronavac.