5 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

A casa não está caindo. Ela está desMOROnando

Há bons juízes, porém, há bestas togadas que precisam ser paradas pelo bem da sociedade e em nome da justiça.

Sérgio Moro foi um que parou, no entanto, pela própria soberba e arrogância. Confiou em Bolsonaro, abrindo mão da carreira de juiz federal pelo cargo de ministro da Justiça, pensando que assumiria uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, não passa de uma figura apática e, sim, menor!

Há outros magistrados que atuam com uma crueldade animalesca, sentando em cima de processos de recuperação judicial, por exemplo, numa atitude que beneficia maus empresários riquíssimos e deixa trabalhadores à míngua. Alguns se acham deuses intocáveis. E são! É preciso uma reforma urgente no Judiciário.

Voltando a Moro, a situação é muito grave. Nesta segunda, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, retirou o sigilo das conversas entre procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz.

O conteúdo, que foi incluído na defesa de Lula, mostra o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro orientando os procuradores sobre como apresentar a denúncia contra o ex-presidente no famoso caso do tríplex do Guarujá.

Moro foi parcial enquanto juiz do processo que resultou na prisão de Lula! Os diálogos obtidos pelos advogados do ex-presidente, que integram o material apreendido na Operação Spoofing, não deixam dúvidas.

A velocidade dos processos contra o petista, cuja sentença saiu a tempo de tirá-lo da disputa pela Presidência da República, que evitaria esta tragédia que está aí, também impressiona.

O time estava afinado, porém, o resultado do jogo favoreceu a um azarão. Agora, todo o esquema está vindo à tona, revelando um processo viciado e fraudulento.

O Judiciário brasileiro tem uma oportunidade única de se redimir e mostrar que o seu compromisso é com a justiça e que eleições, numa democracia, se decidem no voto e não nos tribunais de republiquetas.

Para os envolvidos nesta ação contra Lula, a casa não caiu, simplesmente. Ela desMOROnou.