24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Adeal alerta que prazo para vacinação da aftosa encerra dia 30

Alagoas deve imunizar rebanho de bovinos e bubalinos formado por quase 1,3 milhão de animais

Prazo para vacinação termina dia 30. Foto: Dorgival Junior / Ascom Adeal

Com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovino e bubalinos contra a febre aftosa, o que representa um universo de quase 1,3 milhão de animais, a campanha de vacinação segue em Alagoas, até a próxima terça-feira (30). A vacinação, cujo prazo não será mais prorrogado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é destinada a animais de todas as idades.

Antecipada por determinação do Mapa, a etapa teve início no último dia 15 de abril e, de acordo com a determinação ministerial, o índice mínimo exigido para a cobertura vacinal é de 90%.

Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal, o Ministério da Agricultura determinou ainda que a declaração da vacinação seja concluída até o dia 15 de maio. Para isso, o criador deve procurar os escritórios da Adeal mais próximo ou fazer a declaração no sidagro-produtor.

A antecipação da etapa atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades que representam o setor produtivo do estado, possibilitando que Alagoas avance junto com os demais que já receberam a autorização do Mapa para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.

“Contamos com o apoio dos produtores alagoanos para vacinar o rebanho. Quanto mais rápido vacinar e declarar, mais rápido a gente leva Alagoas para a zona livre da aftosa sem vacinação”, afirmou a secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando o rebanho até o dia 30 de abril e declarando na Adeal”, declarou Marco Albuquerque, presidente da Adeal.