24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Agricultura anuncia prorrogação de pagamento de boletos do Garantia-Safra 23/24

Ministério estendeu prazo até 13 de maio para agricultores safristas alagoanos

Em Alagoas, quase 30 mil agricultores familiares realizaram a inscrição no programa. Foto: Thayana Araújo/Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) informa que a Coordenação-Geral do Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), estendeu o prazo de recolhimento da tarifa de adesão ao Fundo de Garantia Safra (FGS) dos safristas de Alagoas. O novo prazo para pagamento dos boletos é até 13 de maio de 2024.

No estado, foram quase 30 mil agricultores familiares que realizaram a inscrição no programa. Desse montante, 28.577 produtores estão aptos a aderir ao seguro no ano agrícola 2023/2024. A adesão se dá mediante o pagamento dos boletos, no valor de R$ 24,00, pelo agricultor. O Garantia-Safra também recebe pactuação de recursos dos Municípios, Estado, União e do FGS.

Os municípios que estão autorizados ao novo prazo de recolhimento das tarifas são: Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, CAnapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

 

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado ao MDA. O programa prevê benefícios a agricultores que tiveram perdas comprovadas em seu município por escassez de água (seca) ou por excesso de chuvas.