21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas cultua memória de 323 anos de Zumbi e Dandara na serra da Barriga neste 20 de novembro

Serra da Barriga recebe hoje manifestações culturais em respeito as lideranças da resistência contra a escravidão no País

Hoje Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, em União dos Palmares

Alagoas reverencia nesta 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta data, as manifestações culturais em respeito as lideranças da resistência contra a escravidão no País são realizadas no platô da Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Anualmente, grupos culturais e diversos segmentos do movimento negro de Alagoas e do País se encontram na serra para as reverências a Zumbi dos Palmares e ancestrais que formaram o Quilombo dos Palmares.

O Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult),  a Fundação Palmares, o MinC (Ministério da Cultura) e a Prefeitura de União dos Palmares, participarão dos eventos na serra durante o dia de hoje, em reverência à luta do povo negro pela liberdade.

Os eventos cultuam a memória de 323 anos de “imortalidade” de Zumbi e Dandara, segundo a Secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

“Zumbi e Dandara são símbolos de força, lealdade, luta e poder em todo o mundo. Tê-los representando nosso estado e a identidade de um povo é motivo de grande orgulho. Esta celebração é apenas uma pequena parcela das homenagens e reverências que a história de resistência e vitória do povo negro merece”, disse a Secretária.