14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas doa equipamento para ajudar no escoamento de água no Rio Grande do Sul

Casal disponibilizou conjunto motobomba que será enviado pela FAB, nesta sexta-feira (24)

Equipamento, que pesa 10 toneladas, é de formato vertical, com 1.240 cv de potência, capacidade de vazão de 1.033m³/h. Foto: João Batista / Ascom Casal

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), doou um conjunto motobomba para auxiliar no escoamento das águas que causam enchentes no Rio Grande do Sul.

A doação da bomba atende à solicitação do Governo Federal, junto aos órgãos públicos, neste momento de solidariedade ao povo gaúcho. O equipamento, que pesa 10 toneladas, é de formato vertical, com 1.240 cv de potência, capacidade de vazão de 1.033m³/h, será utilizado para escoar a água das chuvas, que inundou cidades nos últimos dias.

A motobomba já passou por avaliação eletromecânica por técnicos da Casal e será enviada, nesta sexta-feira (24), de Maceió para a cidade de Canoas-RS, onde possui um aeroporto em atividade. De lá será disponibilizada para atender a um dos municípios afetados. O traslado será feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para o presidente da Casal Luiz Neto, os gaúchos vivem um momento muito difícil e Alagoas não poderia ficar de fora na hora de ajudar. “A Companhia atendeu prontamente à demanda do Governo Federal. Para nós, é imprescindível apoiar na recuperação dos danos causados pela inundação histórica no Rio Grande do Sul, que afetou 90% dos municípios gaúchos. Acreditamos que este equipamento será útil nas ações de redução do volume de água nas cidades atingidas, contribuindo para a reconstrução dessas áreas”, enfatizou.