16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas inicia oficialmente Campanha de Vacinação contra a Influenza

Ação vai ocorrer até o dia 31 de maio e tem o dia 13 de abril como o Dia D de mobilização

Campanha de Vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortes

Alagoas inicia nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já capacitou os técnicos municipais e disponibilizou 1.210.636 doses de imunizantes aos 102 municípios alagoanos, enviados pelo Ministério da Saúde (MS).

A Campanha de Vacinação contra Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortes. A ação vai ocorrer até o dia 31 de maio e tem o dia 13 de abril como o Dia D de mobilização.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos.

Campanha de Vacinação contra a Influenza  vai ocorrer até o dia 31 de maio e em 13 de abril será o Dia D de mobilização

Público Alvo da Campanha

Conforme o MS, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Também podem se vacinar trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias

A Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024 tem ainda como público-alvo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.