7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas lança nesta quarta projeto que aproxima comunidade escolar do Poder Público

Manifestações como reclamações e sugestões vão poder ser feitas diretamente a estudante capacitado para ser Jovem Ouvidor da escola

 Ascom CGE

O Governo de Alagoas lança, nesta quarta-feira (24), às 11h, o Projeto Jovem Ouvidor, ferramenta que vai dar voz ativa e inclusiva aos alunos de escolas estaduais, aproximando ainda mais a comunidade escolar do Poder Público.

A solenidade está marcada para acontecer no Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Paulo Dantas, a controladora-geral, Caroline Balbino, alunos, professores e demais autoridades.

Desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa vai permitir que o aluno expresse opiniões, sugestões e reclamações diretamente com o colega de sua escola que foi capacitado pela CGE para atuar como Jovem Ouvidor.

Segundo a controladora Caroline Balbino, a CGE coordena e administra a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo e vem atuando além do intramuros para alcançar todos os públicos, desde aqueles que trabalham no serviço público até os estudantes na sala de aula.

‘‘O Jovem Ouvidor se alinha com os objetivos da atual gestão governamental, que une educação, inovação e serviços. Com o projeto, vamos estimular ainda mais o protagonismo juvenil contribuindo para que os alunos desenvolvam pensamentos críticos e possam eles mesmos serem autores na transformação de sua própria realidade’’, disse a controladora.

De acordo com a Controlaria, ao final do projeto piloto a CGE vai apresentar os avanços alcançados a partir das necessidades expostas pela comunidade escolar.

Entrega de títulos

A solenidade também vai ser marcada pela entrega do Título de Jovem Ouvidor aos alunos capacitados pela equipe da Superintendência de Ouvidoria e Transparência da CGE.

Segundo a superintendência, o aluno foi preparado para que, além da parte técnica, também seja uma figura que a comunidade tenha confiança ao fazer sua manifestação.