7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Governo

Alagoas Previdência inicia recadastramento biométrico dos aposentados

Até o dia 10 de maio, o agendamento está aberto para os aposentados com nome iniciado pela letra A

Uma vez agendado, o aposentado irá comparecer à Alagoas Previdência para a captura de fotografia, coleta biométrica e apresentar a documentação necessária. Foto: Lílian Tourinho

A Alagoas Previdência reiniciou, nesta segunda-feira (29), o Recadastramento Biométrico. Desta vez, está sendo feita a fase dos aposentados vinculados à Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL).

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, é necessário que os beneficiários fiquem atentos ao calendário do agendamento, para que tudo ocorra de forma organizada e cômoda. “A nossa equipe está pronta para atender da melhor forma possível o nosso aposentado”, afirmou Roberto Moisés.

Para fazer o recadastramento, com base no Decreto 65.290, de 17 de abril de 2019, basta acessar o site da Alagoas Previdência, clicar no item Recadastramento 2019 e efetuar o agendamento, condição obrigatória para o processo. Para isso, o beneficiário seguirá a seguinte ordem alfabética:

  • Aposentados com nomes iniciados com a letra A deverão agendar seu atendimento no período de 29 de abril a 10 de maio de 2019;
  • Letras B, C e D, agendamento para o período de 13 a 27 de maio;
  • Letra E para o período de 28 de maio a 7 de junho;
  • Letras F, G, H e I para o período de 10 a 27 de junho;
  • Letra J para o período de 28 de junho a 19 de julho;
  • Letras K e L para o período de 23 a 31 de julho;
  • Letra M para o período de 1º de agosto a 18 de setembro;
  • Letras N, O, P e Q para o período de 19 de setembro a 3 de outubro;
  • Letras R e S para o período de 4 a 16 de outubro;
  • Letras T, U, V, W, X, Y e Z para o período de 17 a 31 de outubro.

Uma vez agendado, o aposentado irá comparecer à Alagoas Previdência para a captura de fotografia, coleta biométrica e apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de identificação com foto, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira profissional de entidade de classe ou passaporte;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência recente emitido em até três meses;
  • Certidão de casamento ou certidão de nascimento;
  • Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, sendo facultado para os analfabetos e maiores de 70 anos;
  • Contracheque atualizado nos últimos dois meses;
  • Ato de concessão de aposentadoria.
Sede do Alagoas Previdência fica na na Avenida da Paz, 1864, no térreo do Empresarial Terra Brasilis

Situações

Para os casos de aposentadoria por invalidez, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o comprovante de invalidez.

Nesses casos, a conclusão do recadastramento ficará condicionada à realização de perícia que deverá ser agendada pelo beneficiário de acordo com o calendário disponibilizado pela Alagoas Previdência, durante a apresentação da documentação obrigatória.

Os aposentados impossibilitados de locomoção deverão apresentar atestado médico. Para os casos de recadastramento por procuração, o instrumento procuratório apresentado deverá ser específico para o processo e não poderá ser datado por período superior a três meses anteriores à data de sua apresentação.

A meta é fiscalizar e controlar a despesa com pessoal, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando as atribuições estabelecidas nos artigos 3° e 4° da Lei Estadual n° 7.751/2015, que dispõe sobre a reestruturação da autarquia e atribui-lhe a competência da gestão dos fundos de natureza previdenciária dos poderes e órgãos integrantes do RPPS-AL.