19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas registra em abril o maior resultado da história da Educação

Estado que antes possuía os piores índices do Nordeste, hoje já é o 3º melhor dentre os Estados do Nordeste

Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

O estado de Alagoas registrou, neste mês de abril, o maior crescimento entre os três grupos avaliados na área da Educação. Segundo dados do MEC (Ministério da Educação) e Seduc (Secretaria Estadual de Educação), a nota em Alagoas mais que dobrou em menos de 20 anos;

Há uma evolução gradativa das Notas dos IDEB das Escolas Públicas de Alagoas Ensino Fundamental nos anos iniciais (5º Ano. Se o IDEB 2005 era de 2,4, em abril do ano passado a nota mais do que dobra, atingindo 5,5 segundo projeções da Seduc/IDEB 2023.

No mesmo período, há um incremento de mais de 110% de crescimento na evolução das Notas dos IDEB nos anos anos finais (9º Ano). O salto aqui foi de 2,3 para 4,8.

Além disso, Alagoas registrou a maior nota do IDEB no Ensino Medio da história, nas escolas do Ensino Médio (3ª e 4ª séries), evoluindo de 2,8 para 3,9, muito próximo da nota 4.

Se em 2011 Alagoas tinha a pior educação do Brasil, hoje possui a 3ª melhor Educação do Nordeste e a 14ª do país, segundo o Centro de Liderança Política (CLP).

Foto: Thiago Ataíde / Seduc

O governo do Estado credita essa evolução aos mais de R$1 Bilhão investidos todos os anos, em programas como Escola 10; Cartão Escola 10; Vem que dá Tempo; Escola do Coração; Meu Ciclo na Escola; Leite do Coração; Coração de Estudante; e Daqui pro Mundo.