22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas sedia reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

Secretários de todo o Nordeste realizam encontro para discutir demandas para o desenvolvimento da agricultura familiar na região

Além de Alagoas, está confirmada a presença dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe, Paraíba e Maranhão. Foto: Ascom Seagri

Alagoas vai sediar na quarta-feira (15) a 27ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), órgão consultivo criado em 2021, ligado ao Consórcio Nordeste, formado por secretários e secretárias de Agricultura da região.

Além de Alagoas, estão confirmadas as presenças de representantes do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe, Paraíba e Maranhão. O encontro ocorrerá no Hotel Jatiúca, das 9h às 18h, e contará com a participação da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

Entre os temas discutidos na reunião estão a apresentação de proposta de linha de crédito junto ao Plano Safra da Agricultura Familiar; representação da CTAF no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável  – CONDRAF é um órgão colegiado e integra a estrutura básica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); discussão com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e ASA Brasil sobre a execução dos projetos estaduais de cisternas; e discussão sobre ATER e territórios de ação do Projeto Dom Helder Câmara.

Projeto Dom Helder Câmara III

Dando continuidade às discussões da CTAF, na quinta (16) e sexta-feira, também será realizado, no mesmo local, o Encontro Regional do Nordeste “Diálogos sobre o Projeto Dom Helder Câmara III”, para um nivelamento sobre o que foi realizado até o momento e aquilo que ainda será realizado até a efetiva implementação do projeto, que está previsto para iniciar sua implementação no 2º semestre de 2024, com duração até 2030.

O evento é voltado para as lideranças das organizações da sociedade civil da agricultura familiar com atuação no semiárido do Brasil e contará com a presença de representantes do MDA, da Embrapa e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), em seus mais de vinte anos de atuação, se consagrou como uma referência em projetos de desenvolvimento rural sustentável para agricultura familiar em regiões de semiárido. Em sua segunda etapa, já em fase final de execução, atendeu cerca de 69 mil famílias em 11 estados do semiárido brasileiro.