22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Alerta aos candidatos: TSE terá Centro de combate a fake news e de defesa da democracia

O Ciedde será comandado pelo ministro do TSE Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de Moares vai comandar o órgão de enfrentamento das fakes news nas eleições

As eleições municipais deste ano terá um equipamento importante para o combate a propagação de fake news e desinformação de candidatos e candidatas. Trata-se do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde),

O Ciedde será inaugurado nesta terça-feira, 12, pelo Tribunal Superior Eleitoral. O centro tem como objetivo combater a divulgação de notícias falsas e ataques antidemocráticos.

O centro será comandado pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e contará com a participação de outros órgãos públicos, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações.

O Centro Integrado pretende manter diálogo entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, principalmente com plataformas de redes sociais e mensagens privadas.

Essa comunicação se dará durante todo o período eleitoral com o intuito de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo TSE no que diz respeito à propaganda eleitoral