1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alunos da Rede Sesi terão 50 bolsas para desenvolver projetos científicos

Pibic Jr. é uma parceria com a Secti e a Fapeal para estimular pesquisa e inovação

Alunos da Rede Sesi terão 50 bolsas para desenvolver projetos científicos | Agência Alagoas

A Rede Sesi de Educação Básica ampliou a parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) para que seus alunos desenvolvam projetos de iniciação científica. Nessa quarta-feira (24), foi lançado o edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior Sesi Senai, durante cerimônia no Palácio República dos Palmares.

O Pibic Jr., que faz parte do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, se destina aos estudantes dos 1º e 2º anos das escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes. O objetivo é estimular projetos de pesquisa e inovação em Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

As 50 bolsas para os alunos e 50 taxas de bancada, ou seja, recursos para equipamentos e serviços necessários à execução das propostas selecionadas, terão duração de 12 meses.

A Rede Sesi iniciou esta parceria em 2019, por meio de um edital que selecionou 28 projetos, envolvendo 19 orientadores docentes, além dos estudantes. Em 2022, 12 projetos foram contemplados com bolsas e conquistaram prêmios nacionais e indicações internacionais.

A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy, ressalta que as escolas Sesi são referência em iniciação científica, incentivando os jovens a desenvolverem o pensamento crítico e outras habilidades. “Nossas escolas estimulam os alunos a enfrentarem os desafios do presente e do futuro e a serem protagonistas no processo de aprendizagem, preparando-os para a vida. Este edital é muito importante para continuarmos no caminho certo”, afirmou.

A solenidade de lançamento dos editais de inovação contou com a presença do secretário da Secti, Silvio Bulhões, do presidente da Fapeal, Fábio Guedes, de representantes das escolas Sesi e das instituições envolvidas.