3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alunos do Senai/AL têm experiência inovadora com a tecnologia 5G

Em parceria com a Huawei, Caminhão 5G realiza minicursos no estacionamento do Senai Poço

Alunos do Senai/AL têm experiência inovadora com a tecnologia 5G

Não é apenas na telefonia. A tecnologia 5G está cada vez mais presente na Indústria graças à evolução do processo produtivo, em que a transferência de dados é essencial devido à crescente modernização das máquinas e equipamentos. Por isso, em sintonia com a necessidade de formar profissionais para a Indústria do presente e do futuro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza uma ação inovadora em Maceió.

Numa parceria com o Senai Nacional e a Huawei, o Caminhão 5G estacionou no Senai Poço, onde virou uma sala de aula para alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e de Habilitação Técnica. Nele, os jovens participam de minicursos e têm acesso às novidades da tecnologia 5G.

Exclusivos para os alunos do Senai, os minicursos acontecem durante dois dias – segunda (11) e terça-feira (12) –, com o tema “Tecnologia 5G: Evolução e Progresso na Indústria”. O conteúdo inclui introdução às redes móveis 5G; evolução das tecnologias móveis; aplicações e padronização do 5G; arquiteturas da rede 5G: NSA e SA; e leilão 5G no Brasil.

Alunos do Senai/AL têm experiência inovadora com a tecnologia 5G

O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, afirma que a tecnologia 5G contribui para o desenvolvimento da Indústria. Ele diz ainda que a ação do Senai amplia o conhecimento dos futuros profissionais sobre o assunto, e eles chegarão às indústrias alagoanas mais bem preparados.

“O objetivo do caminhão é apresentar aos alunos do Senai a tecnologia 5G que, além da telefonia, veio para facilitar a operação da Indústria, para conectar as coisas. A tecnologia 5G permite que máquinas, hoje, realizem operações antes exclusivas de humanos. Ela permite essa interação entre homem e máquina, e facilita ações por conta da sua alta taxa de transferência de dados”, explica.

O Caminhão 5G foi desenvolvido pela empresa Huawei em parceria com o Senai Cimatec e lançado em junho de 2022, em Brasília.