24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ampliação de fábrica de embalagens vai gerar 100 novos empregos no município de Pilar

Empresa foi beneficiada com incentivos fiscais do Governo de Alagoas

Nova fábrica terá como principal produto a fabricação de contentores flexíveis, os conhecidos BigBag e Sacaria Multiuso. Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na segunda-feira (27), da ampliação da indústria BBA, cuja sede da fábrica está localizada no Trevo da Mangabeira, no município de Pilar. Com o crescimento, serão gerados 100 novos empregos. A ampliação conta com incentivos provenientes do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

“Isso é fruto de um estado que promove confiança, segurança jurídica, benefícios arrojados tanto do tributo fiscal como do locacional. E a gente está conseguindo fazer com que os nossos empresários locais ampliem os seus empreendimentos e que os empresários nacionais e os de fora do nosso país também venham investir aqui em Alagoas. E é por essa razão que nós vamos ser o primeiro Estado, entre todos os estados do Nordeste, em crescimento econômico. Vamos alcançar 7,2% do nosso PIB. Vamos ter um crescimento uma vez maior do que o crescimento do Brasil”, disse o governador.

“Parabenizo a todos os colaboradores porque não é nada fácil ser empreendedor arrojado. O governo e a prefeitura têm que servir para tirar os obstáculos do caminho. Nós temos que ser facilitadores e nós temos feito isso e foi com esse pensamento que nós assinamos o decreto aqui que vai ajudar a melhorar o ambiente de competitividade para a BBA Pilar no estado”, acrescentou.

A empresa do setor químico que produz sacaria para exportação já empregava 54 funcionários e, em breve, quando estiver funcionando com 100% de sua capacidade, serão 370 pessoas trabalhando nas áreas de tecelagem, mecânica, elétrica e logística.

O presidente do Grupo BBA, Guilherme Peres, abriu seu discurso agradecendo a todos os colaboradores que trabalham na fábrica. Ele também agradeceu os incentivos do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Pilar.

“Aqui, a gente vai gerar emprego, renda, e a gente está construindo um novo sonho pra cidade de Pilar. A prefeitura de Pilar pode contar com a BBA, o governo do estado pode contar com a BBA, para que a gente, nessa parceria público-privada possa fazer com que o nosso PIB continue em crescimento. É isso que a gente quer continuar mantendo”.

A nova fábrica terá como principal produto a fabricação de contentores flexíveis, os conhecidos BigBag e Sacaria Multiuso. São tipos de embalagens econômicas que otimizam espaço e minimizam o custo do frete. “Eu sempre acreditei no potencial do Guilherme e agora estamos inaugurando essa importante fábrica que vai fazer não só o Pilar se desenvolver, mas também toda Alagoas”, pontuou o prefeito de Pilar, Renato Filho.

Com mais de 25 anos de experiência, a BBA Nordeste começou a operar em Alagoas no ano de 2010. A empresa foi fundada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.  A empresa investiu aproximadamente R$ 18 milhões e conseguiu, em setembro de 2023, incentivos do Prodesin por meio do Conedes. Entre eles o diferimento do ICMS para a aquisição de bens destinados ao ativo imobilizado; o diferimento do ICMS na Aquisição de Energia Elétrica e Gás Natural; além de crédito presumido de 92% do ICMS.

Prestigiaram a solenidade, a deputada estadual Fátima Canuto, a secretária de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, secretários do município de Pilar, vereadores e prefeitos da região.