14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Tecnologia

Android faz do Brasil o primeiro do mundo a ter bloqueio para celulares roubados

Ferramenta terá testes no país para identificar roubos e bloquear celular aparelhos, em pacote de segurança que inclui novidades no bloqueio remoto

O Google anunciou nesta terça (11) que o Brasil será o primeiro país a testar uma nova função do Android que bloqueia celulares roubados com ajuda da inteligência artificial (IA).

O recurso será liberada em julho, em fase beta e identifica quando um celular é furtado, levando ao bloqueio automático da tela, evitando o acesso indevido a arquivos e aplicativos sensíveis.

O bloqueio vale para Android versão 10 ou superior no Brasil. O acesso em outros países será liberado gradualmente ainda neste ano. A novidade foi compartilhada durante o evento anual Google for Brasil, realizado em São Paulo:

Por meio de uma página dedicada ao novo recurso “Bloqueio remoto” ( android.com/lock ), o Android vai permitir que o usuário faça o bloqueio da tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança por meio de qualquer dispositivo.

A medida visa dar mais tempo para o usuário recuperar as informações da sua conta e acessar mais funções do recurso, como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo.

Já o Bloqueio de dispositivo offline bloqueará automaticamente a tela do celular Android caso ele fique um longo período sem acesso à internet. Essa é uma forma de driblar o fato de que é comum que ladrões de celulares desconectem o aparelho da internet assim que cometem o crime.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.