22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Apoio do Governo de Alagoas garante a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Maceió

Evento celebra as conquistas do movimento com manifestações artísticas e culturais

Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de 2022. Foto: Arquivo pessoal organização

Para a alegria da comunidade alagoana, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), reafirmou seu apoio à 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Maceió.

O evento acontece no próximo domingo (26), às 14h, na Praça do Gogó da Ema, em frente ao Marco dos Corais, na orla da Ponta Verde.

Com o tema Conectando Sonhos, Empregando a Diversidade e Transformando Corações, a 21ª edição busca festejar a diversidade, o amor e a cultura alagoana. Além de colocar em debate assuntos que são, muitas vezes, ignorados no país.

“O Governo de Alagoas, através da Secult, reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão, destacando o apoio integral à Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maceió. Essa colaboração reflete nossa dedicação em construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo é valorizado, respeitado e celebrado”, declarou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

A programação conta com apresentações de Drag Queens, trios elétricos com convidadas como a cantora baiana Alinne Rosa, atos públicos na concentração, feira cultural e exposição de artes. A festividade é organizada pelo Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR) e tem o apoio integral do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“É uma forma de fortalecer o trabalho dos movimentos sociais em busca de direitos, de mostrar o empoderamento da bandeira da luta contra a LGBTfobia e de valorizar a diversidade cultural do nosso estado”, ressaltou Nildo Correia, presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGA/AL) e do Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR).

Na terça-feira, 21, ocorreu o evento de lançamento da Parada do Orgulho e a entrega do Prêmio de Direitos Humanos Renildo José dos Santos. O coquetel aconteceu na Casa da Indústria, localizada no Farol.

Autoridades como o vice-governador, Ronaldo Lessa, a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, o médico Dr. Marcos Ramalho, a prefeita do município de Coqueiro Seco, Decele Dâmaso, foram algumas das autoridades agraciadas no evento.

Confira a programação:

14h – Concentração Praça Gogó da Ema

Shows artistas LGBTQIAPN+ Kika de Lima, Érica Medeiros e Lady Aghata

16h – Ato público com autoridades públicas e lideranças LGBTQIAPN+

17h – Manifestações artísticas

– Shows de Drag Queens locais

18h – Início da caminhada pelas ruas da orla

– Shows dos Djs John Washington, Júnior Marques, Chris Mendonça e Dallas

20h – Trio com Cantora Alinne Rosa

23h – Encerramento