7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Após campanha por transplante: Mulher morre um mês após receber novo coração

Em um período de dua semanas, quatro corações compatíveis não foram utilizados

Ana Karolina Correia faleceu, na manhã desta quinta-feira (28), aos 29 anos, cerca de um mês após realizar um transplante de coração. Ela era mãe de uma menina, Maria Cecília, de um ano de quatro meses e estava internada desde que começou a apresentar complicações pós-transplante.

Entre muitas complicações médicas, Ana Karolina passou por diversas avaliações e sofreu com os sintomas de falta de ar, inchaço nos membros e vômito.

Ela lutava por sua vida há mais de 1 ano. Ana Karolina estava na fila de transplantes à espera de um coração, desde outubro de 2017. Mais precisamente, 48 horas depois do nascimento de sua primeira filha. À época, ela foi hospitalizada às pressas com quadro grave de insuficiência cardíaca.

Ana Karolina adquiriu miocardiopatia periparto, uma doença idiopática, relativamente rara, associada com disfunção cardíaca grave e que ocorre no final da gestação, com mortalidade materna de alto índice em nosso país.

Em um período de dua semanas, quatro corações compatíveis não foram utilizados, pois os familiares não autorizaram o transplante.

No dia 22 de janeiro, segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, todo procedimento envolvendo o transplante transcorrera normalmente, desde a captação do órgão no doador ao implante no receptor.

Ela recebeu o coração de um homem de 31 anos, vítima de acidente vascular cerebral.