21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Arapiraca: Luciano Barbosa e Paulão garantem novos investimentos para agricultura familiar

Deputado foi o responsável pela emenda que garantiu kits de irrigação para produtores da agricultura familiar

Paulão e Luciano Barbosa reafirmaram compromissos com a agricultura familiar

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e o deputado federal Paulão (PT) inauguraram nesta sexta-feira, 17, o Espaço Sabores do Poção e fizeram a entrega de mais de 50 kits de irrigação para famílias de produtores da agricultura familiar. Os Kits são originários de emenda parlamentar do deputado.

Para facilitar a comercialização de produtos da agricultura familiar dos produtores do município, o prefeito também fez o lançamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM), reconhecido como o instrumento que vai impulsionar as vendas dos produtores municipais.

Em solenidade ocorrida no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Luciano Barbosa e o deputado federal Paulão (PT/AL) reafirmaram o compromisso para novos investimentos para o meio agrícola em Arapiraca.

Canal de comercialização

O Espaço Sabores do Poção,construído pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é um canal a mais de comercialização para a agricultura familiar e de fortalecimento do setor, permitindo aos agricultores familiares de ampliarem a sua produção e venda de frutas, a exemplo do abacaxi, hortaliças e produtos de origem animal, como o camarão, peixe, leite, queijo, entre outros itens.

Ainda no evento, o prefeito Luciano Barbosa e o deputado federal Paulão fizeram a entrega simbólica dos 50 kits de irrigação aos agricultores familiares do município.

A produtora rural Pedriane Pereira, residente no Povoado Cangandu, aproveitou o momento para gradecer ao prefeito Luciano Barbosa e ao deputado Paulão pelo apoio. “É muito importante esse apoio para quem trabalha no campo. Vocês estão olhando para nós com a intenção de buscar novas alternativas com preço justo para que a gente possa produzir cada vez mais e sustentar nossas famílias”, afirmou.

A agricultora Maria José Santana, filha do produtor rural Expedito Alves Santana, por sua vez, também agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela homenagem a seu pai com a colocação do nome do seu genitor ao espaço Sabores do Poção,

No Espaço Sabores do Poção, prefeito Luciano Barbosa e o deputado Paulão

Em sua fala, o deputado federal Paulão citou mais uma vez o protagonismo de Arapiraca na agricultura familiar em Alagoas e na Região Nordeste. “Aqui foi feita uma reforma agrária natural desde o início de sua história. O município, pela localização geográfica, tem a maior logística do interior do Nordeste, aliada a uma gestão competente e com muita sensibilidade social com o prefeito Luciano Barbosa”, destacou.

Selo

O lançamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM) contou com aprovação da Câmara Municipal e da área técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A proposta agora é ampliar o certificado com o Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA), a fim de que os produtores rurais de Arapiraca, além da merenda escolar, Restaurante Popular e do PAA, também possam vender seus produtos para outros estados do Brasil.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa disse que o Selo vai permitir mais segurança para o consumidor local e de outras cidades alagoanas, bem como agregar valor ao que é produzido no campo, aumentando as vendas para os agricultores familiares de Arapiraca.

“Também entregamos kits de irrigação que têm papel importante para impulsionar a nossa produção agrícola e reduzir custos ao homem e à mulher do campo. Para fazer tudo isso, é preciso dois eixos de apoio. O técnico e o político. O deputado Paulão, juntamente com os deputados Daniel Barbosa e Arthur Lira têm ajudado bastante a nossa gestão e o município de Arapiraca. É preciso lembrar também os apoios dos deputados estaduais de Arapiraca, Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque, e da Câmara de Vereadores para que possamos fortalecer a agricultura, a saúde, a educação, as áreas sociais e a infraestrutura e o desenvolvimento em nosso município”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa.

O evento também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira; do superintendente da Conab/AL, Eliseu Rego; coordenador do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA), Jorge Marques; presidente da Câmara Municipal, Sérgio do Sindicato; vereadores Léo Saturnino, Wellington Magalhães, Vicente do Remédio, Adriano Targino, Doutor Fábio, Melquisedeque Oliveira, Ginaldo Bicudo; secretários, secretárias municipais; representantes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal); Unicafes, Capial, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, União das Associações de Moradores de Arapiraca e do Agreste de Alagoas (UNAMAA), e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Arapiraca, Joãozinho Braúna, entre outras lideranças locais e convidados.