7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Argentina é campeã em torneio com organização desastrosa e que foi ensaio para Copa do Mundo

Estados Unidos sediarão Copa de 2026 ao lado de México e Canadá

Em campo, a Argentina conquistou a Copa América no último domingo (14) ao vencer a Colômbia na final pelo placar de 1 a 0. Mas o que marcou a partida foi a invasão torcedores sem ingresso, crianças chorando assustadas, com o jogo começando mais de 1 horas após o previsto.

Antes da bolar rolar para Argentina e Colômbia, alguns torcedores chegaram a invadir o Hard Rock Stadium e isso gerou conflitos com as forças de seguranças. O caos rendeu detidos e feridos, e a Conmebol adiou em 30 minutos o início da partida.

O principal problema de segurança se deu na semifinal com a briga generalizada nas arquibancadas. Os jogadores uruguaios tiveram que interceder por suas famílias que estavam no meio da confusão e a segurança do estádio demorou a agir e conseguir conter a confusão ou tirar as famílias dos atletas dali.

O trabalho da Conmebol, organizadora do torneio de seleções, deixou algumas preocupações para a Fifa, que organiza nos Estados Unidos, México e Canadá a Copa do Mundo daqui a dois anos.

Além de campos menores que as dimensões Fifa, com quatro metros a menos nas laterais, nomes como Vinicius Jr., Marcelo Bielsa e Lionel Scaloni revelaram que há uma censura por parte da Conmebol contra críticas. Não se pode falar mal do gramado, das condições de treinamento e nem da temperatura.

Logística

A Copa, a ser disputada na América do Norte, sofreu também com problemas de logística. Brasil e Uruguai tiveram atrasos de voo. A seleção viu sua ida até San Francisco atrasar cerca de três horas por um problema da companhia aérea Delta.

O Uruguai também ficou mais tempo preso em Las Vegas após eliminar o Brasil e precisou fazer um treino a mais no calor de mais de 45º da cidade.

A maioria dos profissionais de imprensa que viajou pelo país na cobertura do torneio também sofreu com atrasos. Devido às condições climáticas, a comissão técnica de Dorival teve de esperar quase uma semana pra retornar ao Brasil.