8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Assembleia de Alagoas terá a maior bancada feminina da história

No Brasil, hoje as mulheres ocupam 15% das vagas no parlamento estadual e federal; No Estado, elas chegaram a 18%

Lily Lages foi a primeira deputada estadual de Alagoas, em 1934. Agora, em 2018, a Assembleia Legislativa alcança uma marca histórica, com cinco mulheres para compor os quadros do Parlamento alagoano na 19ª Legislatura. As eleitas deputadas na eleição deste domingo foram Jó Pereira (MDB), em seu segundo mandato, Angela Garrote (PP), Cibele Moura (PSDB) Fátima Canuto (PRTB) e Flávia Cavalcante (PRTB).

“O sentimento é de alegria, de gratidão e muita satisfação, porque as pessoas entenderam a maneira como nós trabalhamos e exercemos o mandato, construindo e planejando políticas públicas de Estado, e é por essa via que nós vamos transformar Alagoas”, declarou Jó Pereira, agradecendo aos mais de 53 mil votos, maior votação entre aqueles que disputavam um cadeira na Assembleia Legislativa.

Em Alagoas o avanço foi maior que a média nacional. No Brasil, hoje as mulheres ocupam 15% das vagas no parlamento estadual e federal. No Estado, elas chegaram a 18%. Porém, com um universo de eleitoras maior que o de homens votantes, a parcela poderia ser maior.

Mais jovem

A Assembleia Legislativa contará ainda com a presença de Cibele Moura, a deputada estadual mais jovem do Brasil. Com 21 anos, Cibele conquistou 37.824 votos do eleitorado alagoano. Ela contou que um dos motivos que a levaram a pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa foi a vontade de buscar soluções para os problemas que afligem a sociedade.

“Eu não poderia deixar de defender o jovem. E defender o jovem para mim é defender a geração de emprego”, declarou Cibele Moura. “E a Assembleia ou qualquer outro lugar de poder, tem que representar o povo, e você não representa uma população que é de mais de 55% de mulheres, se não tiver mulher no Parlamento”, completou a jovem deputada eleita.