5 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Audiência pública debate hoje mortandade de peixes no rio Santo Antônio

Situação não é inédita no município do litoral norte alagoano, o qual vivenciou em 2020 a morte de pelo menos meia tonelada de peixes

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil), realizará na próxima segunda-feira, 6, a partir das 14 horas, uma audiência pública para debater a mortandade dos peixes no rio Santo Antônio, localizado no município de Barra de Santo de Antônio.

“A audiência será realizada no Parlamento, onde se pretende ouvir o representante do Instituto do Meio Ambiente do Estado, a Prefeitura da Barra de Santo Antônio, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e o Ministério Público alagoano”, disse Leonam.

Diante dos recentes fatos – veiculados pela imprensa – que causaram um grave desequilíbrio ambiental, ficou claro que a ação humana foi a responsável pelos danos que deixaram centenas de peixes mortos na Barra de Santo Antônio.

A situação não é inédita no município do litoral norte alagoano, o qual vivenciou em 2020 a morte de pelo menos meia tonelada de peixes de cinco espécies diferentes, espalhada em três quilômetros de praia na Ilha da Crôa.

Um levantamento feito pela Ufal aponta a presença de agrotóxicos no local, que podem causar efeitos irreversíveis a todo o bioma da região. A Comissão acredita que a iniciativa da audiência pública em data próxima é importante para a tentativa de debater e solucionar o problema.