6 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

BC com autonomia: Haddad diz que dólar ‘vai acomodar’ após falas de Lula

Altas acontecem após uma “guerra” de Lula contra o presidente do Banco Central

O câmbio “vai acomodar” e o Banco Central tem autonomia “para atuar”. É o que afirmou hoje o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após altas recordes do dólar frente ao real.

O movimento dos últimos dias foi impulsionado pelo avanço nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA no mercado internacional e por falas do presidente Lula (PT) contra o Banco Central, no mercado nacional. Mas desviou do assunto quando questionado se o BC poderia ajudar no controle da moeda

“A diretoria tem autonomia para atuar como entender conveniente, não existe outra orientação. Tem autonomia para atuar”.

O ministro afirmou ainda que o câmbio vai estabilizar, mas sem dar detalhes. “A minha análise é que o câmbio vai acomodar, [por causa de] tudo o que nós estamos fazendo e entregando e os compromissos do presidente”.

As altas acontecem após uma “guerra” de Lula contra o presidente do BC. Lula tem feito críticas intensas contra Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com mandato até dezembro, e à autonomia do banco. Haddad tentou então acalmar o mercado.

Reunião sobre o câmbio

Haddad foi nesta manhã ao Palácio do Alvorada tratar sobre alta de câmbio com Lula. A conversa durou pouco mais de uma hora e serviu como uma preparação prévia para a reunião da JEO (Junta de Execução Orçamentária) que vai aconter no final da tarde.

A alta do dólar se juntou ao corte de gastos como principais assuntos da equipe econômica do governo. No fim de semana, Haddad e Lula já haviam se encontrado fora da agenda, enquanto o governo tem sofrido pressão por corte de gastos e a equipe deverá apresentar alternativas ao presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.