6 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Benedita da Silva processará Zambelli, que pede desculpas após chamá-la de ‘Chica da Silva’

Referência foi à uma escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais poderosas do Arraial do Tijuco

A deputada federal notificará judicialmente a também deputada Carla Zambelli (PL-SP), que a chamou de “Chica da Silva” durante uma transmissão nas redes sociais.

Segundo a petista, Zambelli deverá ter a “correção necessária”, seja política ou judicialmente, após a bolsonarista trocar os nomes da parlamentar e da personagem histórica, enquanto Benedita afirma haver cunho racista na comparação. Benedita conta que só ficou sabendo da fala após o PT criticar a declaração nas redes sociais.

“Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres já estavam também se posicionando nos seus núcleos”.

Francisca da Silva foi uma escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais poderosas do Arraial do Tijuco, atual município de Diamantina (MG), no século XVIII.

“Desculpa”

Nas redes sociais, Zambelli disse que confundiu o nome de Benedita. Ela respondeu a mesma publicação do PT que a petista compartilhou. “Conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a Sra [Benedita] sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação”, escreveu Zambelli.

Ela chamou a petista de “Chica da Silva” durante uma transmissão ao vivo por não ter sido autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20, evento realizado nesta terça-feira, 2, em Maceió (AL).

“Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva que vai falar”, disse a parlamentar do PL.

A Assessoria de Zambelli disse ainda que ela teve conversa amigável com Benedita. “Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação”, afirmou a equipe dela, em nota:

Na última segunda-feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva.

Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação.

Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento. Mais uma vez, Carla Zambelli pede desculpas à deputada Benedita da Silva.

Por fim, fica o lamento pela parcialidade com que veículos de comunicação tem abordado a situação, pois Zambelli sempre repudiou veementemente atos racistas, como o recente ataque sofrido por seu colega de bancada, Helio Lopes, e que foi ignorado de modo solene por inúmeros canais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.