22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolha de calor deve elevar temperaturas até 45º C no sul, sudeste e centro-oeste

Inmet faz alertas de chuvas intensas no Norte e Nordeste e de perigo à saúde no sul

*Inmet adverte que bolha de calor traz perigo à saúde da população

Em um processo significativo de mudança climática as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão vivendo uma “bolha de calor” das mais assustadoras.

Segundo o portal meteorológico MetSul até amanhã, quinta-feira, 14, a “bolha de calor” deverá elevar as temperaturas para até 45 °C.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em partes do Nordeste e Norte do país.

De acordo com o MetSul, a “bolha de calor” afetará o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nos últimos dias do verão de 2024.

Por outro lado, o Inmet indica que o calor intenso será mais restrito ao Sul do país, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Perigo à saúde

O Inmet emitiu dois alertas, classificados como “Perigo” e “Perigo Potencial”, para a onda de calor que também afeta as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Este fenômeno é caracterizado por temperaturas que permanecem 5 °C acima da média por pelo menos 5 dias consecutivos.

Os avisos, representados nas cores laranja e amarelo, estão em vigor até às 18h de quinta e sexta-feira, respectivamente, e ressaltam os riscos à saúde associados ao calor excessivo.