10 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Bolsonaristas propõem que Congresso derrube decisões do judiciário

Presidente do STF diz que ataques ao judiciário foram criados no governo Bolsonaro, mas não acredita na aprovação do projeto

Ministro Barroso: Bolsonaro criou o clima de ataque ao judiciário

Quando voltarem do recesso, em fevereiro, os deputados federais devem discutir em plenário uma proposta de parlamentares bolsonaristas, que pretende reduzir ao máximo os poderes do Supremo Tribunal Federal.

Com a assinatura de 175 deputados, o projeto tramita na Câmara em meio ao açodamento de deputados que questionam o estado de direito democrático no País.

O texto autoriza o Congresso Nacional a derrubar decisões do judiciário brasileiro, notadamente, do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do momento em que os congressistas entendam que as decisões da corte “ultrapasse as suas atribuições”.

Em sua mais recente coletiva à imprensa, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a campanha de ataques e críticas contra magistrados ganhou notoriedade na gestão do governo Bolsonaro.

Ele comentou pesquisas de opinião que apontam que o Tribunal tem 28% de rejeição entre os brasileiros. “Na gestão anterior, o Supremo foi o alvo principal do chefe do Executivo. O Supremo foi eleito como inimigo, injustamente, mas foi. Teve mídia negativa durante quatro anos. Parte do eleitorado votou no ex-presidente e assimilou essa narrativa”, disse ele.

Barroso, no entanto, não acredita que o projeto dos bolsonaristas na Câmara avance.