6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bombeiros confirmam morte após prédio desabar em Fortaleza

Expectativa é que, no momento do acidente, 18 pessoas estivessem no prédio que desabou e nas imediações

Foto: Reuters/Jose Eleomar

O Corpo de Bombeiros do Ceará confirmou a morte de um homem no desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza. O corpo de Frederick Santana dos Santos foi resgatado antes da meia-noite. Ele tinha 30 anos e trabalhava como entregador de água e estava no mercado vizinho que foi atingido pelos escombros.

Além de Frederick, nove outras pessoas foram resgatadas com vida. O trabalho de busca será mantido até pelo menos a manhã desta quarta-feira.

Antes, uma nota conjunta do governo do Ceará e da prefeitura de Fortaleza informou que nove pessoas foram resgatadas com vida do Edifício Andrea, que desabou na manhã desta terça-feira (15) em um bairro de classe média da capital cearense.

Diferentemente do que havia sido divulgado pela Defesa Civil do Estado, o comunicado não cita o registro de morte em razão do desabamento.

“A expectativa é que, no momento do acidente, 18 pessoas estivessem no prédio que desabou e nas imediações. Até agora, foram realizados nove resgates de vítimas com vida”, destacou a nota.

A Secretaria de Saúde de Fortaleza acionou o protocolo de ocorrências com múltiplas vítimas e o Instituto Doutor José Frota disponibilizou salas de cirurgia e equipes médicas que estão de sobreaviso.

Ainda segundo o comunicado, as vítimas resgatadas estão sendo avaliadas e, conforme a gravidade do quadro, são transferidas para unidades da rede hospitalar conforme o perfil de cada caso.

“Equipes de resgate trabalham no sentido de resgatar as vítimas reportadas pelas famílias como desaparecidas”. O trabalho de resgate, de acordo com a nota, se mantém ininterrupto.

De acordo com o coronel Oscar Neto, o trabalho dos bombeiros durante a noite está concentrado em cinco pontos identificados pelos cães farejadores.

Reforma

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) afirma ter sido notificado de que o prédio que desabou em Fortaleza passaria por obras de manutenção.

Emanuel Maia Mota, informou que o profissional responsável pela obra registrou, junto ao conselho, a necessária Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

Ainda assim, Mota disse aguardar informações para confirmar se a obra chegou a ser iniciada. Se confirmado que a manutenção já tinha começado, o conselho instalará um processo para verificar a conduta do profissional responsável, que também pode vir a responder criminalmente pelo ocorrido.

Prefeitura e Estado

O prefeito da cidade de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio, manifestou apoio aos familiares e vítimas do desabamento do Edifício Andrea e prometeu que a sociedade terá uma “resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente”. De acordo com o prefeito, órgãos de fiscalização urbana não tinham nenhuma informação sobre obras em andamento no edifício.

Em publicação no Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana, informa que determinou o uso de toda a força operacional do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu e de todos os órgãos estaduais que possam colaborar no socorro às vítimas do desabamento.

Agência Brasil