21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Brasileiros repatriados de Gaza chegam nesta segunda em Brasília

Ao todo já são 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos resgatados pelo governo brasileiro

Brasileiros, a maioria crianças, desembarcam em Brasília hoje

O grupo de 32 brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza neste domingo, 12,  deve decolar de Cairo, capital egípcia, na manhã de segunda-feira (13/11) e chegar a Base Aérea de Brasília à noite, por volta das 23h30. Antes de desembarcar na capital federal, o avião da Presidência tem três paradas técnicas previstas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife.

Esse será o décimo voo da operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal para repatriar os brasileiros que desejavam deixar a região do conflito entre Israel e o grupo radical Hamas, deflagrado no dia 7 de outubro. Com a chegada dos brasileiros que estavam em Gaza, o Brasil terá resgatado, ao todo, 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos.

Quando chegarem ao Brasil, os brasileiros terão serviços de abrigo, documentação, e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Os brasileiros ficarão hospedados em Brasília por dois dias para depois seguirem para outros destinos em que têm familiares ou acolhimento. Das 32 pessoas que estavam na Faixa de Gaza, cerca de metade tem menos de 18 anos.