1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

BRK é autuada após lançamento de esgoto em rua no Centro de Maceió

Crime ambiental foi identificado após denúncia da população

Fiscalização ambiental autua BRK após lançamento de esgoto em rua no Centro de Maceió
Esgoto sem tratamento chegou ao riacho Salgadinho que deságua diretamente no mar. Foto: Vinícius Teodósio/Ascom Semurb
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou, nesta terça-feira (9), a concessionária de água e esgoto de Maceió, BRK Ambiental, após causar transbordamento de esgoto sem tratamento na Avenida Deputado Humberto Mendes, às margens do Riacho Salgadinho.

O problema foi identificado através de denúncias da população, que relatou intenso transbordamento nos poços de visita, nas proximidades da estação elevatória de esgoto da BRK, no Centro de Maceió. O alagamento causou transtornos para os moradores e para quem passava na avenida, além do dano ambiental ao lançar de forma irregular os efluentes sem tratamento na via, que acabaram chegando ao Riacho Salgadinho, que deságua no mar.

A infração cometida pela BRK está descrita no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4548/96), nos artigos 113 e 177, que dispõem sobre a proibição do lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais, e no artigo 178, incisos III e XX, que tratam sobre a falta de comunicação ao órgão ambiental do episódio e do despejo de efluentes na rede de colisão de águas pluviais. Após o recebimento da autuação, a empresa terá 30 dias para apresentar defesa junto à Semurb.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que atua de forma integrada com a Semurb na Operação Línguas Sujas, também estiveram no local e realizaram o reparo na rede de drenagem.

Outras atuações

Ainda nesta terça-feira, a BRK Ambiental foi autuada por outros dois crimes ambientais no bairro Jaraguá. Durante as fiscalizações, foram identificados o extravasamento da rede esgoto na Rua Rocha Cavalcante e a ligação clandestina da rede de esgoto da BRK à rede de galerias de águas pluviais na Rua Sá e Albuquerque.

Como denunciar

A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato pelo número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para [email protected].

A colaboração da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.