19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Brota na Grota leva vacinação contra a Influenza para o Tabuleiro

Moradores da comunidade Coca-Cola serão beneficiados na próxima sexta-feira (26) com vacinação contra a gripe

Brota na Grota leva vacinação contra a Influenza para o Tabuleiro
Brota na Grota chega à comunidade Coca-Cola, no Tabuleiro. Foto: Secom Maceió
O Brota na Grota chega, nesta sexta-feira (26), à comunidade Coca-Cola, localizada no Tabuleiro do Martins, com serviços de vacinação contra a gripe. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação serão disponibilizadas, com exceção da BCG.

A vacinação contra a Influenza tem como foco os públicos prioritários durante o período da campanha, que prosseguirá até o dia 31 de maio. Após esta data, continuará a ocorrer com as demais vacinas de rotina no Brota na Grota.

A iniciativa do programa é uma aliada da campanha Nacional de Imunização contra o vírus Influenza, desenvolvida em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde.

Em 2024, o imunizante é trivalente, ou seja, protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo direcionada para as crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, caminhoneiros, indígenas e outros grupos prioritários. A intenção é reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção.

“Estamos levando o serviço de vacinação ao usuário, facilitando o acesso e permitindo que permaneça com a caderneta de vacinação atualizada, protegendo, assim, tanto os indivíduos quanto a comunidade, com a atualização da caderneta de vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários”, destacou a coordenadora técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim.

Eunice explica que é importante que as pessoas que forem se vacinar, estejam com o cartão de vacinação em mãos. Quem tiver com algum sintoma como febre aguda, é recomendado aguardar que o quadro de saúde melhore antes de tomar a vacina, pois é preciso estar a, pelo menos, 72 horas sem febre.

Pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 devem aguardar quatro semanas após o início dos sintomas para realizar a vacinação. Há contraindicação para quem apresenta alergia a algum componente da vacina ou quem apresentou anafilaxia (alergia grave) em dose anterior.

Quem pode se vacinar:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Mulheres em estado puerperal até 45 dias após o parto;
  • Idosos (acima de 60 anos de idade);
  • Todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Indígenas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Reeducandos e funcionários do sistema carcerário, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas.

Saiba quais documentos são necessários para se vacinar clicando aqui.

Pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante apresentação de um documento de autodeclaração.

Os responsáveis por idosos acamados devem entrar em contato através do telefone (82) 3312-5589, de modo a efetuar o cadastro, para que a equipe realize a vacinação na residência. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Também é possível entrar em contato através do e-mail: [email protected]

Brota na Grota

O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, foi idealizado pelo prefeito JHC, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). Tem como objetivo aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores que mais precisam da atenção e dos cuidados da gestão municipal.