6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Câmara Municipal anuncia morte do ex-presidente Braúlio Cavalcanti

A Câmara Municipal de Maceió divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente daquela Casa, Braúlio Cavalcanti, ocorrido nas primeiras horas da manhã de hoje.  Cavalcanti foi vereador no período de 1983 a 1988, ocupando o cargo de presidente no biênio 1985/86.

“A Mesa Diretora e todos os demais vereadores que formam este Parlamento municipal se solidarizam com os familiares e amigos do ex-parlamentar neste momento de irreparável dor e roga a Deus pelo conforto necessário a todos”, diz a nota de pesar.

Médico e psicólogo, ele foi também professor de Clínica Cirúrgica da Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Por quase 30 anos, dedicou-se também à causa de crianças especiais, sobretudo crianças autistas, na Associação de Equoterapia de Alagoas, que fundou no seu haras.

Em maio de 2018,  fez um apelo às autoridades locais para a continuidade do trabalho, que desenvolvia no local utilizando a   equoterapia, método terLivro de Braúlio Cavalcanti sobre toda a "terapia dos cavalos" em Alagoasapêutico e educacional, que utiliza o cavalo em uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.

Toda essa luta desse alagoano ilustre pode ser conferida  no livro “Autismo, uma visão sistêmica em equoterapia”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), no qual ele próprio relata, com detalhes, a eficácia do método da equoterapia realizada pela clínica multidisciplinar da Associação de Equoterapia de Alagoas. Enfim, morre o homem. Ficam suas ideias e o serviço prestado à sociedade alagoana.

O sepultamento está marcado para as 18 horas no cemitério Parque das Flores.

5 Comments

  • Avatar Leilse Soares Cabral

    Vendo agora essa notícia, nao poderia deixar de externar minha gratidão a esse homem de bom coração! Acompanhando uma crianca especial (pastoral da crianca)e indo ao programa da tv alagoas, à epoca, pedindo ajuda pra comprarmos uma cadeira adaptada, ele se sensibilizou e abriu seu espaço para 3 meses de tratamento a essa crianca de vulnerabilidade social. Totalmente gratuito! Que Deus na sua infinita misericórdia e em seus mistérios na eternidade, que se se encontram que o brilho no olhar de “Pedrinho” seja de plena alegria para ele também e dever cumprido como cristão. Obrigada dr. Bráulio!

  • Avatar Marcos Antônio de Melo Costa

    Como falou o Manduca, o Bráulio Cavalcanti por ser muito culto, inteligente e ousado tornava-se polêmico. Grande figura. Recentemente perdemos Dalton Doria, muito semelhantes por suas polivalências e que tanta falta farão a nossa Alagoas.

  • Avatar Enio Lins

    Um personagem marcante, destacado em tudo que fazia. Ousado e alegre. Perda prematura e sentida para Alagoas

  • Avatar Manduca

    Bráulio era um homem na frente de seu tempo.Fomos íntimos amigos e parentes e era um homem q fazia os outros evoluírem com suas ideias. Seu trabalho de equinoterapia foi pioneiro aqui e não conheço outro.Perco um amigo,Alagoas perde um grande e incompreendido homem!

  • Fátima Almeida Fátima Almeida

    Tive oportunidade de conhecer esse trabalho, numa visita à clínica, na região do Benedito Bentes, para uma reportagem especial que fiz para a Gazeta de Alagoas, anos atrás. Era, de fato, um trabalho de grandioso valor humanístico, agregador de métodos terapêuticos de eficiência comprovada, mas que, infelizmente, nem sempre contava com o apoio do poder público para garantir a sustentabilidade da assistência oferecida. Aliás, como outros trabalhos voltados para as pessoas autistas, que padecem na falta de sensibilidade dos gestores públicos..

Comments are closed.