5 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Câmara retoma debate do projeto escola sem partido

Projeto pode até ser votado nesta quarta-feira.

No rastro da eleição da eleição do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) para a presidência da República, deputados alinhados à extrema-direita já preparam o avanço na pauta defendida pelo capitão da reserva.

Nesta quarta-feira 31, por exemplo, será retomada a discussão e possível de votação do polêmico Projeto de Lei 7180/2014, que institui a chamada “escola sem partido”.

A reunião da comissão especial instalada para discutir o assunto está marcada para 14h30, em uma das comissões da Câmara.

Motivo de acirramento na polarização entre esquerda e direita brasileiras, a proposição “inclui entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa”.

Para a direita, trata-se de pôr fim ao “doutrinamento político” por parte de professores em sala de aula; para a esquerda, uma inaceitável interferência da administração pública em ambiente escolar.